Práticas ambientais da RFR

O cuidado da RFR com o meio ambiente não se resume aos negócios de compra e venda de sucata. A empresa adota internamente uma série de práticas para minimizar ao máximo os impactos ambientais gerados por suas atividades.

Uma delas é a coleta seletiva de lixo, que está disseminada em toda a empresa. Depois de coletados, os materiais são separados em caçambas, que são levadas por uma empresa especializada em gestão de resíduos para reciclagem.

Para reduzir a poluição do ar, além de manter em sua frota apenas caminhões com no máximo dois anos de fabricação, a RFR faz o monitoramento das emissões de cada veículo, encaminhando os que apresentam problemas para manutenção. Os caminhões também devem permanecer desligados durante a pesagem e o processo de verificação das ordens de entrada e saída de material, para gerar menos fumaça.

A RFR também mantém uma estação de tratamento de efluentes para tratar toda a água usada na lavagem dos caminhões e das matérias-primas. Depois de passar por um processo de descontaminação, a água é devolvida limpa para o córrego que passa ao lado da empresa.

Todo o óleo usado nos caminhões da RFR e o resultante dos processos de beneficiamento da sucata são recolhidos em uma galeria específica e depois encaminhados para reciclagem por uma empresa especializada. Todo o pátio da RFR é cortado por canaletas para garantir o recolhimento do óleo que pinga dos caminhões e da sucata e evitar a contaminação do solo e da água.

Em relação à energia elétrica, todos os setores da empresa têm um responsável pelo desligamento dos interruptores de luz para evitar o desperdício. Além disso, todos os monitores de computadores da empresa são modelos de LCD, para economizar energia.